PRIMÓRDIOS

1564: CONCÍLIO DE TRENTO OBRIGA OS REGISTROS DE BATISMO A TEREM UM SOBRENOME. O CONCÍLIO FEZ PARTE DA CHAMADA CONTRARREFORMA DA IGREJA, MOVIMENTO EM RESPOSTA À REFORMA PROTESTANTE. A ITÁLIA VIVIA O FIM DO RENASCIMENTO, ESTANDO SOB DOMÍNIO ESPANHOL APÓS AS GUERRAS ITALIANAS


Final do Século XVI (dedução): nasce o primeiro indivíduo a ser batizado com o sobrenome, provavelmente em Alberobello, Apúlia. Seu pai deveria ser ferreiro ou mercador de ferramentas. Alguém da família pode ter migrado para a Calábria durante o século XVII ou início do XVIII.


1680 (ano estimado): nasce Biaggio (ou Biase) Martilotto, provavelmente em Casaletto (atual Acquappesa), região de Cosenza, litoral norte da Calábria, sendo um dos primeiros a nascer na cidade recém-fundada. Além de Bernardo e Angiolo que serão citados abaixo, Biaggio pode ainda ser pai ou tio de Sabato, Stefano e Giambattista. Link do Family Search.


1710 (ano estimado): nasce Bernardo, filho de Biaggio, provavelmente em Casaletto. Deve ter sido batizado na Chiesa di Santa Maria del Refugio, como muitos membros da família. Bernardo se casa por volta de 1750 com Barbera Mollo, de onde nascem Serafino, Gennaro, Anna e Cristofaro. Pode ter sido casado antes com outra pessoa também. Seus descendentes podem ser considerados os "bernardinos".

Igreja Santa Maria del Refugio, onde muitos Martellotta foram batizados e se casaram

Registro de nascimento em latim de Gennaro, onde constam os nomes de seu pai Bernardo e seu avô Biaggio. Documento obtido através de seu segundo casamento em 1817.

1713: TRATADO DE UTRECHT FAZ A ITÁLIA PASSAR AO DOMÍNIO AUSTRÍACO DOS HABSBURGO. ANTES DISSO, ERA DOMINADA PELA ESPANHA


1720 (ano estimado): nasce Angiolo, provável filho de Biaggio, provavelmente em Casaletto. Angiolo se casa três vezes, sendo a primeira com Rosa Pepe, de onde nascem Biase por volta de 1740 (em Cetraro) e Carmina em 1748 (em Casaletto). Teve ainda provavelmente mais dois casamentos, com Cecília Iozzi e Vincenza Aita, de onde nascem respectivamente Antonio e Giuseppe. Seus descendentes podem ser chamados de "angelinos".

1734: OS BOURBON DA ESPANHA TOMAM O CONTROLE DO REINO DE NÁPOLES, QUE COMPREENDIA TODO O SUL. DOMÍNIO IRÁ SE ESTENDER ATÉ O RISORGIMENTO

1740 (ano estimado): nasce Biase, provável filho de Angiolo, em Cetraro, vizinha à Casaletto. Nome em homenagem ao avô. Biase se casa com Teresa Visca (ou Borgia) provavelmente na cidade, devendo ter sido pescador ou marinheiro.


1760: INÍCIO DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, NA EUROPA


1762 (ano estimado): nasce Vincenzo, também em Cetraro. Vincenzo é filho do casal Biase e Teresa e se casa com Maria Teresa Frassetti (nascida em 1769 em F. Castello, Cosenza), de quem irá se separar por volta de 1816. Foi pescador até por volta de 1810, quando vai com a família para Santa Caterina Albanese, interior de Cosenza. Nesse momento, passa a ser trabalhador agrícola.


1772 (ano estimado): nasce Angelo, em Cetraro. Nome em homenagem ao avô. Angelo é filho do casal Biase e Teresa, se casa com Marianna Scorza e morre em 1842, também em Cetraro. Tiveram mais de dez filhos, dos quais oito sobreviveram: Domenico, Scolastica, Filippo, Giuseppe, Saverio, Teresa, Anna Maria e Brigida.


1775 (ano estimado): nasce Candida, provavelmente em Casaletto. Candida é filha do casal Biase e Teresa, se casa com Gabriele Iozzi e morre em 1844, também em Casaletto. Deixou os filhos Arcangelo, Innocenza e Luigi.


20/06/1776: morre Biase, provável filho de Angiolo, em Casaletto, provavelmente aos 36 anos.

morte de Biase no processo de casamento de seu neto homônimo

4/7/1776: INDEPENDÊNCIA DOS EUA DO REINO UNIDO


1782: morre Angiolo, provável filho do "patriarca" Biaggio, em Casaletto, aos 60 anos.

Registro de morte de Angiolo em latim, obtido no segundo casamento de seu neto Domenico com Rosa Rogati em 1815

1783: ANTOINE LAVOISIER DESCOBRE QUE A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA COMPOSTA. ELE É CONSIDERADO O PAI DA QUÍMICA MODERNA. O SÉCULO XVIII FOI O DAS GRANDES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, MARCANDO O ILUMINISMO

5/5/1789: REVOLUÇÃO FRANCESA MARCA O DECLÍNIO DO ABSOLUTISMO. NO MESMO ANO, OCORRE A INCONFIDÊNCIA MINEIRA NO BRASIL


10/4/1790: morre Bernardo, filho do "patriarca" Biaggio e provável irmão de Angiolo, em Casaletto, aos 80 anos.

Registro de morte de Bernardo em latim, em 1790, aos 80 anos

1791: MORRE W. A. MOZART, EM VIENA. ELE SERÁ CONSIDERADO UM DOS GRANDES COMPOSITORES DE TODOS OS TEMPOS, JUNTO DE L. V. BEETHOVEN E J. S. BACH

1792: A ITÁLIA, QUE AINDA NÃO EXISTIA COMO NAÇÃO SOBERANA, PASSA A SOFRER FORTE INFLUÊNCIA FRANCESA, QUE ANEXA SABOIA, NICE E GÊNOVA


26/10/1798:  nasce mais um Biase, em Casaletto. Biase é filho do casal Vincenzo e Teresa. O casal teve também Antonio (1804 - Casaletto), Fortunata Nicoletta (1807 - Casaletto), Filippo (15/3/1812 - Sta. Caterina Albanese) e Carlo Maria (20/7/1816 - Sta. Caterina Albanese). Biase casa-se duas vezes e tem grande descendência. Morre em 1852 em Sta. Caterina, aos 54 anos.


9/9/1799: NAPOLEÃO BONAPARTE SE TORNA CONSUL DA FRANÇA, EM GOLPE CONTRA O DIRETÓRIO FRANCÊS. É O INÍCIO DA ERA NAPOLEÔNICA, QUE SE ESTENDERÁ ATÉ 1815. NESSE PERÍODO, DOMINOU A ITÁLIA E COLOCOU FIM AO SISTEMA FEUDAL