Calábria

Calábria, o “bico” da Bota

Os primeiros vestígios da presença do homem na Calábria datam do Paleolítico, como evidenciado pelos achados nas cavernas de Praia a Mare e pelo grafite do “Bos primigenius” da “Grotta del Romito” em Papasidero: uma figura de um bovídeo gravada na rocha há 12.000 anos.

A Calábria pode ser considerada a Itália original. O bico da Bota era conhecido na Antiguidade como a Terra dos Vitelos, ou bezerros. Em latim, vitellus. Com o tempo, vitelos passou a italos para denominar as tribos do sul, como os enótrios. Fez parte da Magna Grécia entre os séculos VIII e IV a.C, que expandiu o nome para todo o sul da península. Passou a fazer parte do Império Romano a partir do século III a.C. Na época de Cristo, a região era conhecida como Bruttium e toda a península, da Calábria até os Alpes, já era conhecida como Itália. Alguns dados:

- Faz divisa somente com a região da Basilicata e é dividida pelas macro regiões de Cosenza, Crotone, Catanzaro (capital), Vibo Valentia e Reggio Calábria.

- População atual (2020): 1.970.000 habitantes.

- Temperatura média: 20º C.

- É sede da ‘Ndrangheta, a temida máfia calabresa.

- Principais equipes de futebol: Reggina, Cosenza e Catanzaro.

- Alguns pratos típicos: sardela, ragu, vrasciuli (bolinho de carne), cuzzupa (bolo de Páscoa) e fresa (pão cozido duas vezes). A famosa linguiça calabresa na verdade é invenção paulistana do Bixiga, inspirada na salsiccia di Calabria.

- Alguns calabreses famosos: Gennaro Gattuso (ex-jogador de futebol do Milan, campeão do Mundo pela seleção italiana em 2006 e atual técnico) e Gianni Versace (um dos maiores designers de moda da história, falecido em 1997). Muitos artistas norte-americanos são descendentes de calabreses, como a atriz Marisa Tomei (bisneta) e o vocalista do Aerosmith Steven Tyler (cujo sobrenome real é Tallarico, neto de Giovanni). Aliás, Tallarico é uma família bem tradicional de San Marco Argentano, mas o ramo de Giovanni não é de lá.

regiões da Itália